Manual de operações com ramais

UnniTI 1000/2000/3000

Versão deste manual: 21.07.07

UnniTI 1000/2000/3000

Central telefônica

Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras.

A central telefônica UnniTI é uma solução para integração de redes de voz e dados, ideal para pequenas e médias empresas. Também exerce a função de gateway para diversos tipos de tecnologias: IP, analógico, digital e GSM/3G, podendo interligar duas ou mais redes e permitindo a realização de chamadas através delas. É uma plataforma incrementável, ou seja, pode-se aumentar o número de acessos através de suas interfaces: troncos IPs (SIP 2.0), digitais (E1 - R2/MFC-5C e RDSI-PRI), analógicos e GSM/3G, ramais IP, analógicos e digitais. Possui diversos serviços e facilidades para maior comodidade na comunicação. A central possui os modelos UnniTI 2000 e 3000 para ser instalados em racks, paredes ou superfícies lisas. Em rack de 19” ocupa uma altura de 2 U (UnniTI 2000) e 3 U (UnniTI 3000). Este guia irá auxiliá-lo na instalação e no acesso às configurações do produto.

Atenção

Os comandos apresentados estão com os valores padrão de fábrica. Os comandos podem ser alterados no Gerenciador Web > Ramais > Comandos por teclado.

Exportar para PDF

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Google Chrome®: na tela de impressão, no campo Destino, clique em Alterar, selecione a opção Salvar como PDF na seção Destinos locais e clique em Salvar. Será aberta a tela do sistema operacional solicitando que seja definido o nome e onde deverá ser salvo o arquivo.

Mozilla Firefox®: na tela de impressão, clique em Imprimir, na aba Geral, selecione a opção Imprimir para arquivo, no campo Arquivo, defina o nome e o local onde deverá ser salvo o arquivo, selecione PDF como formato de saída e clique em Imprimir.

Originar chamadas

Para executar cada uma das operações a seguir, deve-se retirar o monofone do gancho e ouvir tom de discagem. Se o aparelho telefônico possuir o recurso viva-voz, como um terminal inteligente (TI) ou terminal IP, então também pode-se efetuar os comandos usando o viva-voz, sem ter que retirar o monofone do gancho.

Internas

São classificadas chamadas internas qualquer tipo de chamada de áudio que é feita para outros recursos que estejam conectados ou interligados na própria infraestrutura do cliente, ou seja, não envolve infraestrutura de terceiros, como, por exemplo, uma operadora de telefonia pública.

Ramal

Para chamar outro ramal, digite as teclas que formam o número do ramal que deseja chamar.

Por exemplo, para chamar o ramal 2006, digite:

Telefonista

O primeiro ramal do PABX, 2000, por padrão, é considerado o ramal da telefonista e, portanto, pode ser chamado pelo número alternativo 9.

Para chamar a telefonista, então, basta digitar:

Para alterar o número alternativo do primeiro ramal do PABX ou definir para outros ramais, acesse Gerenciador Web > Ramais > Ramais > [ramal] > Receber chamadas > Telefonista

DISA

DISA é o serviço de atendimento automático do PABX, o qual divulga uma mensagem gravada e também pode oferecer opções que podem ser acessadas digitando as opções divulgadas.

Para acessar o DISA, digite:

[número do DISA (01 a 20)]

Exemplo: para acessar o DISA 6, digite:

Para configurar o DISA, acesse Gerenciador Web > Sistema > DISA

Porteiro

Essa facilidade permite que o ramal que está em conversação com o porteiro possa executar um comando para abrir a fechadura, se houver.

O porteiro Intelbras 1001 Plus, por padrão, possui dois comandos aceitos para abertura da fechadura. São eles:

ou

A duração máxima de uma chamada com porteiro é de 10 minutos.

Correio de voz

Correio de voz é o serviço de gravação automática de mensagens (caixa postal).

Para chamar o Correio de voz, digite:

Após o atendimento do correio de voz, as opções que poderão ser usadas são:

Após o atendimento do correio de voz, a senha será solicitada. Deve-se digitar a senha e para indicar final de digitação. Após a senha ter sido aceita, as opções que poderão ser usadas são:

Para ouvir mensagens, digite:

Após ouvir a mensagem, as opções que poderão ser usadas são:

Para apagar a mensagem:

Para repetir a mensagem:

Para ouvir a próxima mensagem:

Para alterar opções de caixa postal, digite:

Após ouvir a mensagem, as opções que poderão ser usadas são:

Para ouvir a saudação:

Para nova saudação:

Para apagar saudação:

Para apagar todas as mensagens:

Para sair do menu:

1. A chave de hardware deve ter licenças de correio de voz. Saiba mais em Gerenciador Web > Sistema > Licenças.
2. O SD card deve estar conectado. Saiba mais em Gerenciador Web > Sistema > Arquivos de áudio.
3. O arquivo de áudio do correio de voz deve ter sido enviado para o PABX. Saiba mais em Gerenciador Web > Sistema > Arquivos de áudio.
4. O correio de voz deve estar habilitado para o ramal. Saiba mais em Gerenciador Web > Ramais > Ramais > Funcionalidades > Correio de voz.
5. O ramal deve ter sua senha de programação via teclado configurada Gerenciador Web > Ramais > Ramais > Configurações básicas > Senha.

Para configurar o Correio de voz, acesse Gerenciador Web > Ramais > Ramais > Funcionalidades

Grupos de Ramais

Um grupo de ramal contém mais de um ramal que podem ser acessados pelo mesmo número de acesso. Qualquer ramal desse grupo poderá receber e atender a chamada. A ordem em que os ramais serão chamados é diferente de acordo com o tipo do grupo.

A configuração dos grupos de ramais está localizada em Gerenciador Web > Ramais > Grupos de ramais.

Para chamar um grupo de ramais, digite:

[Número de acesso ao grupo (1 a 40)]

Exemplo 1: para chamar o grupo 6, digite:

Exemplo 2: para chamar o grupo 36, digite:

Comandos para agente grupo Call Center

Os agentes são contas com senha para registro em grupos do tipo Call center que permitem um melhor controle sobre sua atuação. Através de comandos via teclado é possível entrar no grupo, ficar disponível, colocar em pausa e sair do grupo.

A configuração dos agentes Call center está localizada em Gerenciador Web > Ramais > Grupos de ramais > Agentes para Call center.

Para definir os estados do agente Call center, digite:

[Senha do ramal *] [Código da operação] [Código do agente] [Senha do agente] [Número de acesso ao grupo de ramais]

[Senha do ramal *]: a senha de programação do ramal, se houver.
[Código da operação]: 0 para remover o agente do grupo; 1 para adicionar o agente ao grupo; 2 para colocar o agente em pausa; 3 para deixar o agente disponível; 4 para renovar o tempo de trabalho após desligamento (o tempo é configurado em Gerenciador Web > Ramais > Grupos de ramais > Configurar grupo de ramais > Geral).
[Código do agente]: código de 1 a 4 dígitos numéricos.
[Senha do agente]: senha de 1 a 7 dígitos numéricos.
[Número de acesso ao grupo de ramais]: número de 61 à 640.

Exemplo 1: para autenticar o agente com código 100 e senha 1234 no grupo de ramais com número de acesso 61, digite:

Cada grupo Call center suporta a autenticação simultânea de até 30 agentes.

Após executar esse comando, o agente estará presente no grupo, porém em pausa.

Para deixar o agente disponível, digite:

Para renovar o tempo de trabalho após desligamento, digite:

Para colocar o agente em pausa, digite:

Para retirar o agente com código 100 e senha 1234 do grupo de ramais com número de acesso 61, digite:

Se está no ramal que fez a autenticação, não é necessário o grupo, apenas digite:

Exemplo 2: Para ramais que possuem senha de programação: para autenticar o agente com código 101 e senha 1234 no grupo de ramais com número de acesso 61 em um ramal programado com senha 4321, digite:

Busca pessoa

Essa funcionalidade permite usar um sistema de alto-falante conectado ao PABX, para que possa ser usado para localizar pessoas, por exemplo.

A configuração da interface de áudio está localizada em Gerenciador Web > Acessórios > Interfaces de áudio.

O ramal que irá executar o comando deve estar com o checkbox Acesso a busca pessoa selecionado. Essa configuração está localizada em Gerenciador Web > Ramais > Ramal > Originar chamadas > Geral.

Para acessar esse serviço, digite:

Acessar ramal-chefe/secretária

Essa funcionalidade facilita o acesso entre ramais que precisam se comunicar constantemente e que necessitam de prioridade. Todo ramal pode ser configurado como chefe ou secretária. Cada ramal-chefe pode ter até dois ramais-secretária e cada ramal-secretária até dois ramais-chefe

.

Opcionalmente podemos fazer com que todas as chamadas feitas para o chefe sejam atendidas por sua secretária. Para que isto ocorra devemos programar um desvio sempre do ramal do chefe para o ramal da secretária. Neste caso, para transferir a chamada para o chefe, a secretária deve usar o comando de chefe secretária. (FLASH + 121 ou 122).

A configuração dos ramais-chefe/secretária está localizada em Gerenciador Web > Ramais > Ramal > Funcionalidades > Chefe/Secretária.

Para acessar o ramal-secretária 1 ou ramal-chefe 1, digite:

Para acessar o ramal-secretária 2 ou ramal-chefe 2, digite:

Acessar o ramal-chefe ocupado

Se o ramal-chefe estiver ocupado em outra chamada, o ramal-secretária poderá transferir para o ramal ocupado, colocando a chamada em espera. Quando o ramal-chefe ficar livre, a chamada que estava na retenção volta automaticamente para o ramal-secretária. Se o ramal-secretária estiver ocupado, a chamada vai para a fila de atendimento. Se não houver fila ou se ela estiver cheia, a chamada será encerrada.

Acessar o ramal-secretária ocupado

Quando o ramal-chefe chamar o ramal-secretária e este estiver ocupado, automaticamente é gerada uma sequência de bipes neste ramal, sinalizando que o ramal-chefe está chamando. Opcionalmente, pode-se programar para que o ramal-chefe entre automaticamente na chamada em curso do ramal-secretária (intercalação) quando ocupada. Nesta situação, o ramal-chefe ouve um aviso (tom) da quebra do sigilo e entra na chamada após o ramal-secretária ouvir uma sequência de bipes.

Interfone Chefe/Secretária

Quando o aparelho telefônico do ramal-chefe ou ramal-secretária for um terminal inteligente, os dois poderão se comunicar através de um interfone, sem a necessidade de realizarem uma chamada.

Para interfonar para o ramal-secretária 1 ou ramal-chefe 1, digite:

Para interfonar para o ramal-secretária 2 ou ramal-chefe 2, digite:

O microfone do viva-voz da secretária permanecerá desligado para não haver quebra de sigilo.

Monitoração

Permite que um aparelho telefônico seja usado para captar o áudio do ambiente onde se encontra. Pode ser útil para monitorar o quarto de crianças, idosos, doentes, deficientes ou para finalidades de vigilância.

O ramal que irá executar a monitoração precisa ter o checkbox Monitora selecionado e o ramal que será monitorado precisa ter o checkbox É monitorado selecionado. Se o aparelho telefônico for analógico, então o monofone deve estar fora do gancho. Se o aparelho for um TI, não é necessário, basta selecionar o checkbox Monitora ambiente e o viva-voz será ativado automaticamente quando a monitoração for executada por outro ramal. Essas configurações estão localizadas em Ramais > Ramais > Configurações do ramal > Funcionalidades > Monitoração. O PABX suporta várias monitorações simultâneas, mas um ramal só pode ser monitorado por um ramal de cada vez.

Para acessar um ramal sob monitoração, digite:

[número do ramal]

Exemplo: para monitorar o ramal 2016, digite:

Chamada de emergência

Permite originar chamadas para até 3 números internos ou externos ao PABX, como o setor de segurança da empresa ou a própria polícia, através de 3 números que podem ser facilmente memorizados. Quando a chamada for atendida pelo destino, será reproduzida a mensagem gravada Chamada de emergência e o canal de áudio será ativado como em uma chamada normal.

Se o atendedor da chamada de emergência for um ramal do PABX e este estiver ocupado, o PABX enviará a ele 10 bipes. Essa sequência acontecerá até que o ramal que está recebendo a chamada de emergência desligue a chamada corrente. Por essa razão, o ramal atendedor da chamada de emergência deve ter posições na fila suficientes para atender a demanda.

Para originar uma chamada de emergência, digite:

Se houver mais de um número para chamada de emergência, deverá ser digitada a sua posição de cadastro.

[número da chamada de emergência (1 a 3)]

Exemplo: para originar chamada para o número de emergência cadastrado na posição 3, digite:

A configuração dos atendedores das chamadas de emergência estão localizados em Troncos > Roteamento > Chamada de emergência.

A chamada de emergência também poderá ser originada por um ramal configurado com Hotline. No momento em que o monofone do ramal for retirado do gancho, ou o viva-voz for ativado, o PABX realizará automaticamente a chamada para o destino, que também poderá ser um ramal do PABX ou um número externo. Para que a mensagem Chamada de emergência seja reproduzida para o atendedor dessa chamada, é necessário que o checkbox Ramal de emergência esteja selecionado. Essas configurações estão localizadas em Ramais > Ramais > Configurações do ramal > Originar chamadas > Hotline.

Intercalação

Permite interferir em uma chamada interna ou externa em andamento. O ramal de destino receberá bipes indicando que será intercalado e, portanto, haverá quebra de sigilo na chamada. Após 5 segundos, o ramal será inserido na conferência com os ramais e/ou número externo que estavam em conversação.

A configuração padrão do PABX define que nenhum ramal pode intercalar outro ramal, mas todos estão habilitados para serem intercalados. Essas configurações estão localizadas em Ramais > Ramais > Configurações do ramal > Funcionalidades > Intercalação.

Para realizar uma intercalação, digite:

Exemplo: o usuário do ramal 2039 deseja falar com o usuário do ramal 2021, que está ocupado com uma chamada externa. Para que não seja necessário esperar até que ele desocupe, digite o comando exibido acima sobre o tom de ocupado ou sobre o tom de chamada (ramal em fila). A partir desse momento, o ramal 2021 receberá bipes sinalizando que um outro ramal entrou na conversação. Durante a conversação, o ramal intercalado e seu primeiro interlocutor receberão bipes.

Para saber como desativar/ativar os bipes de notificação de intercalação, acesse a seção Operações de ramal > Bipes de aviso de intercalação.

Repetir última chamada originada interna

Para chamar novamente o último número interno discado no ramal, digite:

Rechamada

Esta programação fará com que uma nova chamada seja automaticamente originada, para um ramal ou número externo, com o qual tentou-se estabelecer uma chamada, e o destino estava ocupado ou não atendeu.

Cada ramal pode programar 1 rechamada interna e 1 externa por vez. A programação de uma nova rechamada exclui a anterior do mesmo tipo.

O comando para programar uma rechamada é o mesmo para chamadas internas e externas.

Comando para Ramal Analógico, Digital ou IP autoprovisionado (Terminais IP Intelbras):

Ao originar uma chamada e receber o tom de ocupado, tom de chamando ou durante a conversação, digite:

Comando para Ramal Analógico, Digital ou IP não autoprovisionado (Terminais IP convencionais):

Ao originar uma chamada e receber o tom de ocupado, o tom de chamando ou durante a conversação, coloque o monofone no gancho, retire novamente e digite:

Caso 1: se uma rechamada for programada para um ramal que estiver ocupado, assim que ele ficar livre o PABX irá originar uma chamada automaticamente para ele e para o ramal que programou a rechamada.

Caso 2: se uma rechamada for programada para um ramal que estiver ausente, assim que ele efetuar qualquer operação o PABX irá originar uma chamada automaticamente para ele e para o ramal que programou a rechamada.

Caso 3: se uma rechamada for programada para um número externo, o PABX realizará sucessivas tentativas até o destinatário ser chamado. Quando isso ocorrer, o ramal que programou a rechamada também será chamado. Se o destinatário atender, receberá tom de chamada. Se o ramal programador não atender, a chamada é derrubada e a rechamada é suspensa até que o usuário do ramal programador retorne. O PABX só fica sabendo que o usuário retornou quando o ramal é ocupado por qualquer motivo.

Para todos esses casos, a rechamada só é considerada executada se o ramal que programou a rechamada e o número interno/externo atenderem a chamada.

Para cancelar uma rechamada interna, digite:

Para cancelar uma rechamada externa, digite:

Para cancelar todas as rechamadas, digite:

Roteamento Temporário pelo Chamador

Permite que um ramal defina que ele será o atendedor de um determinado número por um tempo limitado, independentemente do tipo de juntor e das regras de atendimento existentes. O ramal pode definir um tempo de 1 hora até 99 horas. Após este tempo, o número passa a ser atendido pelas regras normais. A definição pode ser feita em três situações: O ramal recebeu ou originou uma ligação e durante a conversação, digita flash mais o comando de inclusão, continuando na ligação. O ramal faz uma ligação e durante o tom de ocupado ou tom de chamando, digita flash mais o comando de inclusão. O ramal fez uma ligação e esta ligação foi finalizada. O usuário retira o telefone do gancho e digita o comando de inclusão. A última ligação efetuada é incluída. A exclusão do número pode ser feita através do comando de exclusão. Durante uma conversação, o ramal digita flash e o comando de exclusão. Após a finalização da conversação, o usuário retira o telefone do gancho e digita o comando de exclusão. Se outro ramal executa o comando de inclusão de um número que já possui o roteamento temporário para outro ramal, este novo comando substitui o atendedor. Isto pode ocorrer em ligações transferidas.

A lista de roteamentos permanece após a reincialização da central.

A lista de roteamento é eliminada ao se restaurar um backup da programação.

O campo "Permite criar roteamento temporário pelo chamador" deve ser habilidado para que seja possível executar a operação.

O campo "Atendimento pelo chamador / Filtro ANI" dos juntores deve estar habilitado para que o rotemento ocorra neste juntor.

O campo "CÓDIGOS E PREFIXOS" / "Código de área" tem que ser preenchido para poder rotear corretamente o número externo.

Comandos:

: Inclui o número e define o tempo padrão 99 horas.

H : inclui o número e define o tempo padrão como H horas. O * serve para finalizar rapidamente, senão tem que esperar o timeout.

HH : inclui número e define o tempo padrão como HH horas. Não é necessário digitar o * para finalizar.

: Para apagar da lista.

Externas

Acessar Rotas

Esta facilidade permite que os ramais possam acessar um ou mais troncos através de um número de acesso.

As configurações das rotas e dos feixes estão localizadas em Troncos > Rotas e feixes.

As rotas devem estar associadas aos feixes. Essa configuração está localizada em Ramais > Ramal > Originar chamadas > Feixes de saída.

Para originar uma chamada externa usando rota, digite:

[Número da rota] [Número externo]

Exemplo 1: para originar uma chamada externa para o número 2106-0006 usando a rota 1, cujo número de acesso é 81, digite:

Geração de Flash no tronco analógico

O comando Flash é uma pequena interrupção gerada na alimentação de um ramal ou tronco analógico, sendo utilizado geralmente quando se está em conversação, pois serve para alertar a central sobre o envio de nova sinalização.

Para enviar a sinalização Flash para a central pública ou outro PABX, digite:

A tecla Flash será interpretada pelo PABX local. O restante do comando, #88, será enviado para a outra central, para gerar um Flash no tronco. Em seguida, é preciso inserir o comando desejado. São previstas duas aplicações para esta facilidade:

Facilidades CPA

São serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia para assinantes da rede pública, como a chamada em espera. Para utilizá-los, dependendo do serviço, deve-se gerar um Flash no tronco. Para isso, digite:

[aguardar tom] [código da facilidade CPA]

Exemplo 1: para que a central pública receba o comando Flash 2, digite:

Operação em subsistema

Quando os troncos de um PABX são conectados aos ramais de um sistema de maior porte para obter um aumento de capacidade, considera-se que central está operando como subsistema. Nesse caso, para executar operações nos ramais da central principal pode ser necessário o uso da tecla Flash.

Exemplo 1: Considere que um PABX B é subsistema de um PABX A. Uma chamada externa está estabelecida com um ramal do PABX B e este deseja transferir a chamada para o ramal 2106 do PABX A. Para isso, digite:

Para um perfeito funcionamento desse tipo de interligação, recomenda-se desabilitar o checkbox Detector de tom de chamada do(s) tronco(s) analógico(s). Essa configuração está localizada em Troncos > Analógico > Tronco > Outros.

Para que uma chamada externa possa ser transferida para outro PABX, é necessário que o checkbox Transfere tronco-tronco esteja selecionado. Essa configuração está localizada em Ramais > Ramal > Originar chamadas > Geral

Código de Conta

O código de conta é uma forma de concentrar as chamadas telefônicas (destinadas a números da rede pública) em um determinado número de conta, facilitando a contabilização de gastos. Um exemplo de aplicação seria a associação do código a uma conta de projeto para que ao final deste possa ser apurado o custo relativo às chamadas telefônicas.

A configuração dos códigos de conta está localizada em Gerenciador Web > Ramais > Códigos de conta.

Para originar uma chamada externa usando um código da conta, digite:

[Código da conta] [Senha do código de conta] [Número externo]

Obs.: Para ramais IP pode-se substituir o por

Exemplo 1: para originar uma chamada externa para o número 2106-0006 usando a conta 75, cuja senha é 4325, digite:

Exemplo 2: para originar uma chamada externa para o número 2106-0006 usando a conta 106, que não possui senha, digite:

Código de conta com código de acesso rápido

Para originar uma chamada externa usando um código da conta configurado com código de acesso rápido, digite:

[Código de acesso rápido] [Número externo]

Exemplo 1: para originar uma chamada externa para o número 2106-0006 usando uma conta, configurada com código de acesso rápido 1234567, digite:

Tempo de sessão para utilização do código de conta

É possível definir um tempo de sessão para originar chamadas externas usando código de conta. O objetivo é não ter que redigitar o comando completo a cada nova chamada. Para isso, digite:

[Senha do ramal *] [Tempo (1 a 98 min)]

Exemplo 1: para que o tempo de sessão expire após 15 minutos sem novas chamadas em um ramal sem senha, digite:

Exemplo 2: para que o tempo de sessão expire após 5 minutos sem novas chamadas em um ramal cuja senha é 4567, digite:

A primeira chamada deve ser originada usando o comando completo, com código de conta e senha, ou o código de acesso rápido, se estiver configurado. Ao finalizar a chamada, o tempo de sessão será reiniciado e terá novamente o tempo que foi programado

A partir da segunda chamada, apenas digite:

[Número externo]

Para o exemplo 1, a sessão só irá expirar ao atingir 15 minutos sem novas chamadas.

Exemplo 2: para que o tempo de sessão não expire em um ramal sem senha, digite:

Para cancelar uma sessão programada, digite:

Alterar senha do código de conta

Para saber como alterar a senha de um código de conta, acesse Operações de ramal > Alterar senha do código de conta.

Acessar contato cadastrado na Agenda geral

A configuração da agenda geral está localizada em Gerenciador Web > Ramais > Agenda geral.

Para originar chamada para um contato da agenda geral, digite:

[Número do contato na agenda geral]

Exemplo 1: para originar chamada para o contato número 89 da agenda geral, digite:

Acessar Agenda Particular

A configuração da agenda particular está localizada em Gerenciador Web > Ramais > Ramal > Funcionalidades > Agenda.

Para originar chamada para um contato da agenda particular, digite:

[Número do contato na agenda particular (1 a 10)]

Exemplo 1: para originar chamada para o contato número 3 da agenda particular, digite:

Repetir última chamada originada externa

Para chamar novamente o último número externo discado no ramal, pressione # + #

Acessar Pré-pago

Acesso externo através do código pré-pago: Para originar ligação através do Código PréPago pressione: 13 + CódPréPago + # + SenhaPrePago + * aguarde tom de linha » » CódPréPago: código pré pago cadastrado no controller, pode ser de até 5 digitos » » SenhaPréPago: Senha do pré pago, pode ser de até 5 digitos.

[Código pré-pago] [Senha do código pré-pago]

Estas facilidades estão disponíveis somente no controller professional 2.0 e controller corporate.

Receber chamadas

Ouvir número de identificação da última chamada recebida interna

Através de uma mensagem de voz, essa facilidade informa o número de identificação da última chamada recebida interna.

Para ouvir o número de identificação da última chamada recebida interna, digite:

Se desejar originar chamada para o número informado, digite * no final.

Ouvir número de identificação da última chamada recebida externa

Através de uma mensagem de voz, essa facilidade informa o número de identificação da última chamada recebida externa.

Para ouvir o número de identificação da última chamada recebida externa, digite:

Se desejar originar chamada para o número informado, digite * no final.

É necessário que o número de identificação da chamada externa tenha sido corretamente identificada pelo PABX e que não possua código de área. O ramal deve possuir categoria para acesso externo.

Fila de Atendimento

Todo ramal pode ser configurado para ter ou não fila para recepção de chamada. Quando um ramal está ocupado e recebe uma nova chamada, há duas situações: se o ramal não tiver fila para atendimento de chamadas, o chamador receberá tom de ocupado; se houver fila de atendimento, a chamada entrará na espera e o ramal chamado recebe um aviso sonoro (bipe). Programação de fábrica: todos os ramais possuem fila de uma posição, exceto os ramais 20/200/2000 e 21/201/2001 que possuem fila de 4 posições.

Desligar chamada corrente e atender a primeira da fila

Para desligar a chamada corrente e antender a primeira da fila, pressione Flash + # + 80

Colocar chamada corrente na fila e atender o primeiro da fila

Pressione Flash + # + 9 e a chamada corrente não é desligada, mas enviada para o fim da fila (se houver uma nova vaga na fila). A primeira chamada da fila passa a ser atendida.

Colocar chamada corrente na fila e receber tom de discar interno

Pressione Flash + # + 84 e a chamada corrente vai para o fim da fila, mas nenhuma chamada da fila é atendida. O ramal recebe tom de discar interno para chamar outro ramal ou atender uma linha externa.

Desligar a chamada corrente e receber tom de discar

Desligar a chamada corrente e receber tom de discar interno para uma nova chamada. Nesta opção, a chamada corrente é desligada, mas nenhuma chamada da fila é atendida. O ramal recebe tom de discar interno para chamar outro ramal ou pegar uma rota externa. Para programar durante a chamada corrente, pressione Flash + # +11.

Retenção

Para deixar uma chamada retida e executar uma outra operação, pressione Flash + 4. Obs.: » Se o tempo para a retenção esgotar e a ligação com a segunda chamada continuar, dois bipes sinalizarão que a chamada está em retenção. Coloque o fone no gancho para receber a primeira chamada. » Caso tenha encerrado a ligação com a segunda chamada externa e o tempo de retenção da primeira chamada ainda não esgotou, é possível encerrar a espera e atender a ligação. Programação de fábrica: tempo de chamada retida é de 15 segundos.

Tempo da chamada em retenção

Tempo de chamada retida. Através desta facilidade é possível determinar o tempo em que uma chamada externa ficará na retenção antes de retornar para o seu ramal. Para isso, pressione * + 62 + [senha * ] +tempo (5 a 90 segundos) + * . Programação de fábrica: 15 segundos.

[Senha *] [Tempo (5 a 90)]

Diferenças entre retenção e fila de atendimento. Existem diferenças entre a retenção e a fila de atendimento, apesar de que nos dois casos, as chamadas permanecem aguardando por um ramal: » A retenção é exclusiva para chamadas já atendidas e a fila de atendimento pode ter chamadas ainda não atendidas ou chamadas encaminhadas por algum ramal. » A retenção possui apenas uma posição e a fila de atendimento pode ter o seu tamanho configurado em programação. » Se a fila de atendimento foi definida com tamanho 0, o ramal não poderá receber chamadas enquanto estiver ocupado, no entanto, ainda poderá colocar chamadas na retenção e realizar consultas

Colocar chamada no estacionamento

Estacionar uma chamada atendida é deixá-la num local apropriado (estacionamento) para que possa ser capturada no momento oportuno pela pessoa a quem se destina. Deve-se avisar a existência da chamada a ser atendida e qual o número do estacionamento utilizado. Para estacionar uma chamada, pressione Flash + 7 , espere ouvir o número do estacionamento e coloque o fone no gancho. Uma mensagem informará o número do estacionamento utilizado para a chamada. Atenção: se a chamada não for retirada do estacionamento durante um período de três minutos, ela retornará para o ramal que a estacionou. Nas versões atuais este período pode ser configurado para até sete minutos.

Capturas

Esta facilidade possibilita atender as chamadas dirigidas a outros ramais que não foram atendidas ou que estejam estacionadas ou retidas. É possível capturar chamadas externas e internas, com exceção de chamadas de despertador e rechamadas. Veja a seguir os tipos de captura que poderão ser realizadas:

Grupo captura. Crie um grupo captura com todos os ramais do departamento e ao teclar o comando 560* o ramal irá capturar a chamada que estiver tocando sem a necessidade de saber o Número de acesso ao grupo

Captura geral

Captura geral. para capturar uma chamada que esteja tocando em qualquer ramal, pressione 55

Captura ramal

Captura de ramal específico. para capturar uma chamada que esteja tocando em um ramal, pressione # + 5 + número do ramal + *. A captura também pode ser feita se a chamada estiver na fila de atendimento de um ramal e estiver gerando bipes em um ramal ocupado

[Número do ramal]

Captura grupo de ramais

Captura de grupos de ramais. para capturar uma chamada de um ramal pertencente a um grupo de ramais, pressione 56 + número do grupo + *. Obs.: essa captura somente será realizada se o seu ramal pertencer ao mesmo grupo ou se o grupo permitir a captura.

[Número do grupo]

Captura de chamada retida

Captura de chamada retida. Para capturar uma chamada que foi colocada em retenção no seu ramal, pressione 54 + *

Captura chamada do estacionamento

Captura de chamada estacionada. para capturar uma chamada que foi colocada no estacionamento, pressione 57 + número do estacionamento + *.

[Número do estacionamento]

Captura chefe/secretária

Captura chefe/secretária. captura uma chamada que esteja tocando em um ramal que faça parte do grupo Chefe/Secretária. Somente ramais que fazem parte desse grupo poderão utilizá-la. Esta função pode ser usada quando o ramal Chefe ou Secretária desejam atender a uma chamada que está tocando nos respectivos ramais. » Para capturar do Chefe ou Secretária 1, pressione 511. » Para capturar do Chefe ou Secretária 2, pressione 512. Obs.: ramais Chefe somente capturam ramais Secretária e vice-versa.

Captura de chamada de ramal operadora. Para capturar uma chamada que está tocando ou na fila do ramal de operadora definido como ramal 9, pressione # + 59.

Atendimento por Comando

O ramal que possui esta facilidade programada somente atenderá chamadas através de um comando específico. Quando o ramal estiver sendo chamado e o usuário tirar o fone do gancho, receberá tom de discar interno, podendo dar o comando para atender ou realizar uma nova chamada. Para configurá-la, pressione # + 76. Obs.: » » A habilitação desta programação é feita através do Programador da central. » » Para o serviço Atendimento por comando é obrigatório que o ramal possua fila.

Funções para originar e receber

Transferência

É possível transferir uma chamada interna ou externa, durante uma ligação, para outro ramal ou mesmo para outra chamada. Para isso, pressione Flash + número do ramal e coloque o fone no gancho.

[Número do ramal] [Colocar monofone no gancho]

Transferência de chamada interna: » O ramal 203 está conversando com o ramal 205. » O ramal 203 disca Flash + 209, aguarda o tom de chamada e coloca o fone no gancho. » O ramal 209 é chamado e o ramal 205 ouve tom de chamada. » Se o ramal 209 não atender, o ramal 203 volta a ser chamado.

Transferência de chamada externa: » Ramal 210 está conversando com uma linha externa. » O ramal 210 disca Flash + 0 aguarda o tom de discar e faz uma nova chamada externa, enquanto a primeira linha passa a ouvir música. » Assim que ouve o tom de chamada da segunda linha, o ramal 210 coloca o fone no gancho. » A primeira linha deixa de ouvir música e passa a ouvir tom de chamada. » Quando a segunda linha atende, se inicia uma chamada entre 2 circuitos de troncos.

Obs.: » Se a transferência for de um número externo para outro, no caso de circuitos de troncos analógicos, a chamada estará limitada a 10 minutos. Este tempo pode ser programado via programador. » Para fazer esse tipo de transferência, o ramal necessita de categoria liberando a facilidade. A facilidade transferência Juntor-Juntor deve estar marcada. Na programação de fábrica, os ramais não fazem transferência para número externo.

Retorno de chamada após transferência. Após uma transferência, a chamada pode retornar para o ramal que realizou a transferência. Há dois casos: » Se o ramal ou tronco para onde a chamada foi transferida não atender por estar ocupado ou ausente, após um tempo (programação de fábrica: 5 minutos, pode ser alterada de 1 minuto até 5 minutos) ela retornará para o ramal que gerou a transferência. ou » Quando um usuário A chama um usuário B e, sobre o tom de chamada, faz consulta para um usuário C e coloca o fone no gancho. » Após esta operação, os usuários B e C ficam recebendo sinal de chamada (campainha). » Quando um dos dois atende, este passará a ouvir tom de chamada, aguardando o atendimento do segundo. Se a chamada não for atendida, o usuário A voltará a ser chamado para falar com o usuário que já atendeu. » Se o usuário A já estiver ocupado e não possuir posição livre na fila de espera, a chamada é encerrada. » No caso dessa transferência, se nenhum dos dois ramais que estão tocando (recebendo chamada) atender, a chamada é encerrada.

Consulta

Durante uma chamada, utilize a tecla Flash para realizar alguma operação, tal como: ligar para um ramal, grupo ou número externo e fazer uma consulta. Enquanto estiver em consulta, a chamada anterior ficará em espera.

Fazer uma consulta. Para realizar uma consulta, pressione Flash + número desejado. Obs.: para realizar uma transferência após uma consulta a outro ramal, coloque o fone no gancho.

[Número do ramal] [Colocar monofone no gancho]

Desligar consulta e retornar para chamada retida

Retorno da consulta. Para retornar à chamada que estava em retenção enquanto uma consulta era feita, pressione Flash + # + 0. A chamada com o ramal consultado será encerrada. Obs.: se o usuário consultado desligar, o retorno será automático.

Pêndulo

Essa facilidade possibilita trocar a chamada corrente por outra que esteja na fila de atendimento, sejam essas chamadas internas ou externas. Poderá ficar alternando entre as duas chamadas, se for necessário.

Para executar o pêndulo, digite:

Executar pêndulo com transferência

Exemplo: o usuário do ramal 2006 recebe uma chamada externa solicitando que seja originada uma outra chamada externa. O usuário do ramal 2006 digita Flash + número de acesso da rota e o número externo. Após esta chamada ser atendida, executa o comando de pêndulo com transferência, digitando:

O solicitante da chamada passa a falar com a chamada gerada pelo ramal 2006.

Nesse exemplo, o ramal 2006 deverá ter permissão para transferência tronco-tronco, pois transferiu uma chamada externa para outra. Essa configuração está localizada em Ramais > Ramal > Originar chamadas > Geral.

Conferência

Conferência é uma reunião realizada com duas ou mais pessoas, podendo ser por ramal ou chamada externa. A conferência terá um gerente, que é quem criou a conferência, e que será responsável por esta, sendo o único com acesso às opções. A única ação que os demais membros podem ter é desligar para sair da conferência. Para iniciar uma conferência, o ramal deverá ter categoria para tal. A conferência é encerrada sempre que o gerente desligar ou quando todos os demais participantes desligarem, deixando apenas o gerente. Não existe limite de tempo para uma conferência.

Criar uma conferência e adicionar participantes

Para iniciar uma conferência durante conversação com outro ramal ou linha externa, pressione Flash + # + 700. O ramal que realizou o comando passa a ser o gerente da conferência e só ele poderá inserir e retirar participantes. Para inserir um outro participante, basta repetir o mesmo procedimento, ou seja, o gerente da conferência disca para um novo ramal ou linha (Flash + número), deixando os demais na conferência. Somente quando o novo ramal atender, o gerente tecla novamente o comando Flash + # + 700 , retornando com o novo convidado. Todos os convidados são inseridos individualmente. Obs.: » Durante a conferência, são enviados bipes a cada 30 segundos indicando o estado de conferência e que os ramais participantes não podem ser intercalados. » O sistema permite até 5 conferências simultâneas com até 5 participantes cada. Esse número de conferência se refere tanto à normal, descrita neste item, quanto à agendada, descrita no item a seguir, ou seja, a soma das conferências, normais e agendadas, está limitada a 5. » Não é aconselhável utilizar mais de dois troncos analógicos em uma conferência feita entre ramais pois as características elétricas diferentes de cada linha podem gerar perda no nível de áudio ou ruído. O mesmo não acontece com troncos digitais. » O número máximo de participantes na conferência não deve ser mais que 5, com o limite de duas linhas externas analógicas.

Conversa reservada do gerente com um dos participantes

Durante a conferência, o gerente pode retirar-se temporariamente para uma conversa reservada com um dos participantes. Para isso, pressione Flash + # + 705 + Número do ramal ou linha + * . Para retornar para a mesma conferência reservada, o gerente deve novamente pressionar Flash + # + 700. Exemplo: Estão em conferência os ramais 200 (gerente), 201 e o número externo na linha 1. Para entrar em conversa reservada com o número externo, o gerente digita o comando Flash + # + 705 + 8901 + *.

[Número do ramal ou tronco]

Excluir participantes

Para um participante sair da conferência basta que ele desligue sua chamada. Entretanto, o gerente da conferência pode excluir participantes pressionando Flash + # + 701 + Número do Ramal ou linha (89XX) + *. Obs.: o gerente não pode efetuar a auto-exclusão (deve desligar).

[Número do ramal ou tronco]

Transferir a gerência da conferência

Se o gerente desligar o telefone, a conferência termina. Opcionalmente, o gerente pode transferir a gerência antes de desligar pressionando Flash + # + 703 + Número do Ramal + *.

[Número do ramal ou tronco]

Obs: o ramal na qual a gerência será transferida deve possuir categoria de conferência habilitada

Transferir uma chamada da conferência

Quando a conferência for de apenas 3 participantes, o gerente pode se retirar terminando a conferência e mantendo a chamada entre os 2 restantes. Para isso, deve se pressionar Flash + # + 707 + *.

Conferência agendada

A conferência agendada deve ser programada antecipadamente, definindo-se data e hora do início. O usuário que programar a conferência agendada será o gerente e poderá executar os seguintes comandos disponíveis em uma conferência normal: » Flash + # + 701 + número do ramal que deseja excluir da conferência. » Flash + # + 703 + número do ramal para o qual deseja transferir a gerência. » Flash + # + 705 + número do ramal com o qual deseja conversar reservadamente. » Pressione Flash + # + 707 para transferir uma chamada da conferência. Para maiores detalhes sobre essas operações, ver o item Conferência.

Agendar uma conferência

Para agendar uma conferência, pressione # + 731 + hora de início + [# + data] + [# + duração] + [# + bloqueio a cobrar (1)] + [# + chama programador (1)] + *. As seguintes variantes podem ser configuradas: » Hora de início: hora/minuto de início da conferência agendada. Utiliza o formato de 24 horas. » Data: dia/mês de início da conferência agendada (necessário apenas se não for para o dia atual). » Duração: a conferência agendada pode durar de 1h a 3 h 59 min, sendo que a programação padrão é de 1 hora. » Bloqueio a cobrar: bloqueia ou não a chamada a cobrar. Só é necessário digitar essa parte do comando se desejar desbloquear chamadas a cobrar. Nesse caso, digite 0. A programação de fábrica é com bloqueio. » Chama programador: define se o programador da conferência agendada será chamado quando o primeiro participante entrar na sala. Só é necessário digitar essa parte do comando se desejar chamar o programador. Nesse caso, digite (1). A programação de fábrica não chama o programador. Exemplo 1: Programar uma conferência para o dia 14 de março, às 16 h. Duração de 1 hora com bloqueio de DDC e não chamar o programador: # + 731 + 1600 + # + 1403 + # + # +# + 0 + *. Exemplo 2: Programar uma conferência para o dia 14 de março, às 13 h 30 min, com configuração padrão: # + 731 + 1330 + *. Exemplo 3: Programar uma conferência para o dia 2 de fevereiro, às 8 h, com a duração de 2 h 30 min, com bloqueio de DDC e chama o programador: # + 731 + 0800 + # + 0202 + # + 0230 + *. Se a programação estiver correta, o usuário ouvirá o número de uma senha que deverá ser confirmada pelo gerente através da sua discagem. Essa senha deve ser divulgada aos participantes da conferência, pois será exigida no momento de entrada na sala. Se a programação não for aceita por falta de sala disponível para a data e horário desejados, ou por erro de digitação, o usuário ouvirá um tom de programação incorreta. Obs.: » A programação pode ser feita com no máximo 10 dias de antecedência. » O ramal deve ter categoria para liberar o agendamento de conferência. » O sistema permite até 5 conferências com 5 participantes cada. Esse total de conferências é a soma das normais e agendadas. » É possível agendar uma conferência mesmo se estiver fora da empresa. Porém, antes de iniciar a configuração, é necessário usar a função Linha Executiva e passar pelo processo de autenticação. Para esse tipo de configuração o sistema não disponibiliza a opção de chamar o programador quando o primeiro participante entra na sala.

[hora de início] [# data] [# duração] [# bloqueio a cobrar (1)] [# chama programador (1)]

Cancelar uma conferência agendada

Somente o gerente pode cancelar uma conferência agendada. Para cancelar a programação: Pressione # 732 + senha + * . A senha é informada no momento do agendamento

[Senha]

Entrar na conferência de usuários internos

O usuário interno que conhecer a senha pode entrar na conferência agendada no período programado. Pressione # + 730 + ouvir a mensagem + senha + *. Após o código, o sistema atende a chamada e pede a senha de acesso. Se a senha estiver correta, ele entrará na sala automaticamente. Se a sala da conferência estiver com a capacidade de integrantes esgotada, o usuário ouvirá mensagem e tom de inapto. Se algum participante entrar antes do gerente, o Serviço Conferência Agendada poderá gerar uma chamada para o gerente, que ao atender também ouvirá a mensagem de solicitação de senha. Essa chamada não poderá ser capturada por outros ramais, mas pode sofrer Desvio sempre ou Desvio se não atende. Isso possibilita, por exemplo, agendar uma conferência e sair da empresa, deixando uma programação de desvio externo no seu ramal. É importante salientar que, neste caso, o usuário não conseguirá executar os comandos de gerente, já que a central pública não apresenta a tecla Flash. Qualquer participante pode sair da conferência (desligando) e entrar novamente. Se nenhum usuário entrar na sala de conferência no período programado, a conferência será cancelada. O serviço Conferência Agendada não verifica a categoria (exceto a do gerente), e sim a senha de acesso.

[Ouvir a mensagem] [Senha]

Adicionar ramais na conferência agendada

O usuário que conhecer a senha também poderá adicionar ramais na conferência agendada. Para adicionar, basta realizar uma chamada para o ramal que deseja incluir, esperar o atendimento e digitar o comando: Flash + # + 730 + ouvir mensagem + senha + *. Para adicionar dois ramais: ligue para o primeiro e espere o atendimento. Faça uma consulta ao segundo, espere o atendimento e digite o comando. Obs.: quando estiver em uma conferência e desejar buscar um novo participante, basta fazer uma consulta, esperar o atendimento e digitar novamente o comando. Nesse caso, a entrada é direta, pois a autenticação já foi efetuada uma vez.

[Ouvir a mensagem] [Senha]

Entrar na conferência agendada de usuários externos

A forma mais simples de um usuário externo entrar numa conferência agendada é sendo inserido por um ramal que já esteja nela. Nesse caso, a chamada externa (também funciona para interna) deve ser atendida no ramal de alguém que conheça o código da inserção na conferência agendada e que possa enviar a chamada para o serviço. A inserção é sempre da chamada mais recente. Assim, se um usuário estiver em conversação em uma chamada, atender uma segunda e fazer a inserção, a chamada inserida será a última atendida. O ramal que atendeu deve informar a senha ao usuário externo, pois será solicitada após a inserção. Para inserir, pressione Flash + # + 733 e desligue. O usuário externo que conhece a senha poderá entrar na conferência agendada de três formas: » Quando for atendido pela telefonista, faça a transferência para o Serviço de Conferência Agendada pressionando Flash + # + 733 e desligue. A chamada é atendida diretamente pelo Serviço Conferência Agendada, que irá pedir a senha de acesso. Se a senha estiver correta, ele entrará na sala automaticamente. » Via DDR (Discagem Direta a Ramal): nesse caso, o programador do sistema, através do Programador da central, deverá fornecer ao Serviço Conferência Agendada um código de acesso que é parte da numeração DDR, ou seja, o número DDR não chama um ramal e sim o Serviço Conferência Agendada. No período programado, o assinante externo, usando o DDR, acessa o serviço de Conferência Agendada. A chamada é atendida diretamente pelo serviço, que irá pedir a senha de acesso (mensagem audível). Se a senha estiver correta, ele entrará na sala automaticamente. » Via DISA: o programador do sistema configura o DISA como atendedor dos juntores (o DISA tem prioridade em relação ao DDR) ou então configura o DISA em um ramal DDR (por exemplo, no ramal do gerente). Chegando no DISA, a chamada é atendida e o assinante externo então ouve uma mensagem de atendimento. Ele insere o código de entrada do Serviço Conferência Agendada (# + 730), o serviço pede a senha e, se estiver correta, ele entrará na sala automaticamente. Obs.: DDR é uma facilidade do entroncamento digital E1 disponível nas centrais.

[Colocar monofone no gancho]

Terminar uma conferência agendada

A conferência agendada termina caso o gerente desligue ou atinja o limite de duração programado. Um minuto antes de atingir o limite os integrantes são avisados através de bipes.

Gerência

Enquanto o usuário que programou a conferência não entrar na sala, a gerência estará com o sistema. Obs.: » Todos os participantes têm acesso ao Flash, porém, somente o gerente poderá acessar os comandos da conferência. » Na conferência agendada, a gerência pode ser transferida para qualquer outro usuário através do comando de transferência (# + 703) realizado pelo gerente.

Sistema

Ouvir o endereço IP do PABX

O PABX pode ser configurado para obter automaticamente as configurações da rede de dados Ethernet, via servidor DHCP. Nesse caso, o endereço IP obtido pode ser ouvido através de um dos telefones conectados ao PABX.

Para ouvir o endereço IP da interface LAN, digite:

Para ouvir a máscara de rede da interface LAN, digite:

Programar endereço IP do PABX

Para configuração manual do número IP e máscara de rede LAN via telefone comum: » - *12 + [senha PABX]+ *2# + IP(10*1*30*10) + # + Mask (255*255*255*0) + # + GW(10*1*30*1) + #* Obs.: a configuração do GW (gateway) não é obrigatória. Pode-se configurar apenas o IP e a Máscara. Para isso, basta parar no # após digitar a máscara e aguardar a mensagem de programação aceita. Atenção: a central será reiniciada logo após a aceitação do comando.

[senha PABX] [IP] [máscara] [gateway]

Ouvir a hora do PABX

Para ouvir a hora do PABX, digite:

Programar a data e a hora do PABX

A central dispõe de um calendário no qual são registrados a data e horário para a execução de algumas facilidades, como, por exemplo, despertador e bilhetagem.

Essa programação só pode ser realizada através de ramais operadora.

Para configurar a data e a hora, digite:

[Senha *] [Hora (00 a 23)] [Minuto (00 a 59)] [Dia (01 a 31)] [Mês (01 a 12)] [Ano (00 a 99)]

Exemplo 1: a configuração da hora 9 h 52 min e data 29 de novembro de 2005, através de um ramal operadora não configurado para requerer senha, deverá ser:

Exemplo 2: a configuração da hora 17 h 23 min e data 7 de janeiro de 2006, através de um ramal operadora configurado para requerer senha, sendo ela igual a 555, deverá ser:

Ouvir músicas de espera/retenção

Permite ouvir a música utilizada pela central nas esperas e retenções de chamadas.

Para ouvir a música interna da central, digite:

Se o PABX estiver utilizando uma fonte de música externa na entrada de áudio 1 e desejar ouvi-la, digite:

Se o PABX estiver utilizando uma fonte de música externa na entrada de áudio 2 e desejar ouvi-la, digite:

O comando para ouvir o áudio 2 é exclusivo para as centrais UnniTI 2000 e UnniTI 3000.

Trocar Turno de Operação

Algumas programações da central, principalmente as relacionadas à categoria de ramais e aos ramais atendedores, podem ser diferenciadas segundo o turno de trabalho de uma empresa. O exemplo disso ocorre com o ramal da telefonista que, durante o período de trabalho, tem todos os privilégios e, no momento que a empresa fecha, passa a ser um ramal comum, evitando que pessoas não identificadas façam chamadas não autorizadas. No mesmo exemplo, no período de recesso da empresa, as chamadas recebidas são normalmente direcionadas para o ramal da portaria, que passaria a ser o atendedor fora do período de expediente. Por padrão, já estão definidos dois turnos de operação na central: 1 e 2, podendo ser criados mais dois: 3 e 4. A alternação entre os modos de operação pode ser feita manualmente ou automaticamente em horários determinados. Para isso, pressione # + 3 + [senha + *] + número do turno (1 a 4) + *. Obs.: » Este comando só pode ser executado em um ramal de operadora.

[Senha *] [Número do turno]

Programar retorno de chamada transferida

Esta facilidade define se há ou não permissão para retornar chamadas transferidas. Se a chamada transferida não for aceita, ela será encerrada. Para permitir o retorno da chamada, pressione * + 52 + [senha * ] + 1 + * . Para desprogramar e não permitir mais o retorno da chamada, pressione * + 52 + [senha * ] + 0 + * . Programação de fábrica: todos os ramais aceitam o retorno de chamada transferida.

[Senha *]

[Senha *]

Tipos de música para os ramais

É possível selecionar a música ouvida pela chamada retida no ramal. Para isso, pressione * + 54 + [senha * ] + 9 + música + * . » » Música 1: interna » » Música 2: música 1 » » Música 3: música 2

[Senha *] [Música]

Restaurar padrão de fábrica

Esse comando permite retornar as configurações do PABX ao padrão de fábrica, caso seja necessário.

Essa programação só pode ser realizada através de ramais operadora.

Ao executar este comando, todas as configurações alteradas e dados gerados pelo uso serão perdidos e o PABX será reiniciado.

Para retornar as configurações do PABX ao padrão de fábrica, digite:

[Senha PABX] [Código do País]

O código para o país Brasil é 76.

Exemplo: para retornar as configurações do PABX ao padrão de fábrica, cuja senha é 1234 e o país Brasil, digite:

Operações de ramal

Na operação da central, diversas facilidades são programadas nos ramais, como Rechamada, Despertador e Desvios de chamadas. A maioria desses serviços podem ser associados à utilização de senhas. O próprio ramal define se quer ou não utilizar uma senha em suas programações, sendo que, uma vez definido o seu uso, será aplicado a todos os casos. Obs.: após a sua execução de todos os comandos de programação descritos a seguir , uma mensagem gravada indicará se a programação foi correta ou não. Atenção: nas descrições dos comandos a seguir, o campo [senha * ] representa a inserção da senha do ramal. Se o usuário tiver optado por não utilizá-la, o comando deve ser ignorado. Na programação de fábrica nenhum ramal utiliza senha.

Ouvir número do ramal

Para ouvir o número do ramal, pressione * + 87 + * .

Programar Hotline

Permite o acesso a um ramal, a uma linha de uma rota, a um grupo ou a um número externo, logo após a retirada do fone do gancho, sem a necessidade de nenhum comando. Há duas configurações: com ou sem retardo. Na opção com retardo, é definido um tempo (1 a 7 segundos) no qual o usuário pode realizar outra chamada antes de ser executada o hotline programado. Na programação sem retardo (tempo de 0 segundos), a chamada ou acesso à rota programada é realizada imediatamente.

Hotline para número externo. Para programar um hotline para um número externo, pressione * + 41 + [senha * ] + tempo (0 a 7 s) + rota (0 ou 81 a 88) + número externo + * .» Para programar um hotline para uma rota, pressione * + 41 + [senha * ] + tempo (0 a 7 s) + rota (0 ou 81 a 88) + * . Exemplo 2: » Programar um hotline com retardo de 5 segundos para o número 33224455 através da rota 0, em um ramal que requer senha (99): * + 41 + 99 + * + 5 + 0 + 33224455 + * .

Desprogramar Hotline. Idem Hotline para ramal.

Permite o acesso a um ramal, a uma linha de uma rota, a um grupo ou a um número externo, logo após a retirada do fone do gancho, sem a necessidade de nenhum comando. Há duas configurações: com ou sem retardo. Na opção com retardo, é definido um tempo (1 a 7 segundos) no qual o usuário pode realizar outra chamada antes de ser executada o hotline programado. Na programação sem retardo (tempo de 0 segundos), a chamada ou acesso à rota programada é realizada imediatamente.

Hotline para ramal. Para programar um hotline para um ramal, pressione * + 41 + [senha * ] + tempo (0 a 7 s) + número do ramal + * . Exemplo 1: » Programar um hotline sem retardo para o ramal 210, em um ramal que não requer senha: * + 41 + 0 + 210 + *.

[Senha *] [Tempo (0 a 7)] [Número do ramal]

Desprogramar Hotline para ramal. » Para desprogramar um hotline, pressione * + 41 + [senha * ] + * . Obs.: o comando para desprogramar o hotline vale somente para o hotline com retardo. O hotline sem retardo deve ser desprogramado via programador. Exemplo 3: 1. Desprogramar um hotline num ramal que requer senha (99): * + 41 + 99 + * + * .

Programar tempo de Flash

Para programar o tempo de Flash, pressione * + 65 + [senha * ]. Após ouvir um bipe, pressione Flash.

[Senha *] [Ouvir bip]

Programar saída temporária de ramal do grupo Toque múltiplo

O grupo Toque múltiplo é configurado para que todos os ramais sejam chamados ao mesmo tempo quando for recebida uma chamada. Essa programação se aplica aos ramais pertencentes ao grupo Toque múltiplo. Um ramal pode programar a sua saída do grupo e o seu retorno quando desejado. Para se excluir de um grupo, pressione * + 81 + [senha * ] + 0 + * . Para retornar a um grupo, pressione * + 81 + [senha * ] + 1+ * . Obs.: a programação dos ramais que pertencem a cada um dos grupos da central é realizada no Programador da Central ou via teclado*.

[Senha *]

[Senha *]

Tipos de campainha para os ramais

Nas centrais há 5 tipos de chamadas: chamada externa, chamada interna, rechamada, transferência e aviso. Para cada uma delas, a central possui uma cadência diferente já definida no sistema que pode ser alterada. A alteração pode ser útil a alguns modelos de telefone sem fio e aparelhos FAX que não consigam identificar certas ca- dências da campainha. Nesses casos, a campainha pode ser alterada para um tipo identificável pelo aparelho em questão. Para alterar a campainha, pressione * + 54 + [senha * ] + tipo de chamada + tipo de campainha + * . O tipo de chamada pode ser: » » 1: aviso » » 2: chamada externa » » 3: chamada interna » » 4: rechamada » » 5: transferência. O tipo de campainha pode ser:

Cód. Nome Cadência Duração do toque
1 campainha do aviso 1 toque longo com 4 s de silêncio 1 s
2 campainha de chamada externa 1 toque longo com 4 s de silêncio 1 s
3 campainha de chamada interna 2 toques curtos com 4 s de silêncio 330 ms
4 campainha de rechamada 1 toque longo e um curto, e 4 s de silêncio longo: 180 ms curto: 590 ms
5 campainha de transferência 1 toque curto e um longo, e 4 s de silêncio longo: 590 ms curto: 180 ms
6 campainha do despertador 3 toques curtos e 4 s de silêncio 200 ms
7 campainha definida pelo usuário 2 curtos e um longo e não repete longo: 1 s curto: 200 ms
8 campainha de porteiro 3 toques curtos e 4 s de silêncio 180 ms
9 campainha de conferência agendada 1 toque longo e 4 s de silêncio

Programação de fábrica: cada tipo de chamada está associada ao tipo de campainha de mesmo nome.

Programar requer senha

Esta programação define se a central deve requerer ou não o uso de senha em todas as programações. Para programar esta função, pressione * + 50 + 1 + * . Para desprogramar, pressione * + 50 + senha + * + 0 + * . Para realizar esta programação, não é necessário usar uma senha, pois até então ela não é exigida. Entretanto, uma vez que a programação é realizada, o seu uso é requerido em todas as programações, inclusive para desprogramá-la. Programação de fábrica: não requer senha do ramal.

[Senha]

Senha do ramal

Esta programação define uma senha numérica composta por até 8 dígitos exclusiva para o ramal. Para programá-la, pressione * + 10 + senha + * + senha + *. Para alterar a senha, pressione * + 10 + senha + * + nova senha + *. Obs.: caso esqueça a senha, ela pode ser removida através do Programador da central ou via teclado*. Programação de fábrica: senha não definida.

[Senha] [Senha]

[Senha] [Nova senha]

Programar Despertador

Pode-se programar o ramal para despertar uma única vez, nos dias úteis, todos os dias ou a cada período de tempo definido. Para programar o despertador, pressione * + 31 + [senha * ] + código do despertador + HH MM + * . O código do despertador pode ser: » » 1: uma única vez » » 5: dias úteis » » 7: todos os dias » » 9: a cada período de tempo definido (mínimo 5 minutos) Para cancelar o despertador, pressione * 31 + [senha * ] + 0 + * . Exemplo: Considerando que tenha optado por não utilizar a senha do ramal:

[Senha *] [Código do despertador] [HH MM]

[Senha *]

Atenção: o calendário deve estar programado para o despertador funcionar. Ouvir a programação de despertador do seu ramal Para ouvir a programação do despertador, pressione * + 31 + [senha * ] + 8 * . Despertador programado pelo ramal de operadora Um ramal de operadora poderá programar o serviço de despertador para qualquer ramal da central. Para isso, pressione * + 31 + [senha * ] + código do despertador + HH MM + ramal + * .

[Senha *]

[Senha *] [Código do despertador] [HH MM] [ramal]

Agenda Particular

Obs.: » A definição dos ramais com agenda é realizada no Programador da central ou via teclado*. » Consulte as programações de ramais para programar números na agenda.

Programar Agenda Particular

Programar contatos. Obs.: essa programação é válida para todos os números da agenda. Para programar números na agenda particular através do próprio ramal, pressione * + 71 + [senha * ] + número da agenda (1 a 10) + # + rota (0 ou 81 a 88) + número externo + * . Para desprogramar, pressione * + 71 + [senha * ] + número da agenda (1 a 10) + # + * . Obs.: o ramal deve possuir a programação de acesso à agenda individual (feita através do Programador da Central ou via teclado*).

[Senha *] [Número da agenda (1 a 10)] [rota (0 ou 81 a 88)] + número externo

Para saber como realizar chamadas usando a agenda particular, acesse

[Senha *] [Número da agenda (1 a 10)]

Alterar senha do Código de Conta

A configuração dos códigos de conta está localizada em Gerenciador Web > Ramais > Códigos de conta.

Para alterar a senha de um código de conta, digite:

[Número do código de conta] [Senha atual] [Nova senha]

Exemplo: para alterar a senha do código de conta 75, que é 1234 para 3636, digite:

Bipes de aviso de intercalação

Quando um ramal recebe uma intercalação (um outro usuário entra na chamada em curso) ele é avisado deste procedimento através da geração de bipes durante a conversação. Os comandos que serão apresentados a seguir permitem desativar e ativar a geração desses bipes de sinalização.

Para desativar a geração dos bipes de sinalização, digite:

[Senha do ramal *]

Para ativar a geração dos bipes de sinalização, digite:

[Senha do ramal *]

Exemplo 1: para desativar a geração dos bipes de sinalização no ramal 2013, cuja senha não está programada, digite:

Exemplo 2: para desativar a geração dos bipes de sinalização no ramal 2014, cuja senha é 1313, digite:

Exemplo 3: para ativar a geração dos bipes de sinalização no ramal 2014, cuja senha é 1313, digite:

No Gerenciador Web o checkbox Bipe realiza essa configuração e está localizado em Ramais > Ramal > Funcionalidades > Intercalação.

Programar monitoração

Esta facilidade programa o ramal para o modo Monitoração, através do qual um outro ramal ou um número externo poderão monitorar o áudio do local onde se encontra o telefone. Para programar, pressione * + 85 + [senha * ] + 1 + * . Para desprogramar, pressione * + 85 + [senha * ] + 0 + * . Após a programação, o aparelho telefônico deve ficar com o fone fora do gancho. No caso de um terminal, o fone poderá ficar no gancho, pois o viva voz será ativado automaticamente quando a monitoração for acionada por outro ramal.

[Senha *]

[Senha *]

Programar Não Perturbe

Para ativar a função Não perturbe, pressione * + 61 + [senha * ] + 1 + * . Para cancelar, pressione * + 61 + [senha * ] + 0 + * . Exemplo 1: » Um ramal que não requer senha deseja programar a função Não perturbe: * + 61 + 1 + * . Exemplo 2: » Um ramal que requer senha deseja desprogramar a função Não perturbe: * + 61 + [senha * ] + 0 + * . Obs.: » O despertador e a rechamada continuarão funcionando normalmente. » O ramal com Não perturbe programado receberá tom de discar interno com advertência (tom contínuo seguido de bipes a cada segundo). » A função Não perturbe tem prioridade sobre os desvios, ou seja, os desvios não ocorrerão caso esteja ativada.

[Senha *]

[Senha *]

Desvios

Todas as chamadas dirigidas ao ramal serão sempre desviadas para outro ramal, grupo ou número externo programado para recebê-las.

Programar Desvio sempre

Programar desvio sempre. Para desviar para outro ramal interno, pressione * + 43 + [senha * ] + número do ramal + * . Para desviar para um número externo, pressione * + 43 + [senha * ] + número da rota (0 ou 81 a 88) + número externo + * . Para desviar para um grupo, pressione * + 43 + [senha * ] + Número de acesso ao grupo + * . Para desviar para um correio, pressione * + 43 + [senha * ] + #87 + 1 + * . Obs.: ao programar Desvio sempre, o ramal ficará com tom de discar interno com advertência (tom contínuo seguido de bipes a cada segundo) e não receberá chamadas até que essa facilidade seja desprogramada. Para o desvio de chamada pra número externo deve-se habilitar que o ramal faz transferência juntor juntor e permite siga-me externo para as chamadas.

[Senha *] [Número do ramal]

[Senha *] [Número de acesso ao grupo]

[Senha *] [#87]

[Senha *] [Número da rota] [Número externo]

Desprogramar desvio sempre. Para desprogramar, pressione * + 43 + [senha * ] + * .

[Senha *]

Programar Desvio se ocupado

Desvio se ocupado. As chamadas dirigidas ao ramal somente serão desviadas se ele estiver ocupado. O ramal com fila será considerado ocupado somente quando a fila estiver cheia.

Programar desvio se ocupado Para desviar para outro ramal interno, pressione * + 44 + [senha * ] + número do ramal + * . Para desviar para um número externo, pressione * + 44 + [senha * ] + número da rota (0 ou 81 a 88) + número externo + * . Para desviar para um grupo, pressione * + 44 + [senha * ] + Número de acesso ao grupo + * . Para desviar para um correio, pressione * + 44 + [senha * ] + #87 + 1 + * . Obs.: » Se a chamada recebida for originada de um ramal interno, o desvio só ocorrerá após 5 segundos. Durante esse tempo, o ramal que originou a chamada receberá tom de aguardando desvio (1 bipe a cada 0,5 segundos) e poderá realizar uma intercalação se tiver categoria para isto. » Para o desvio de chamada pra número externo deve-se habilitar que o ramal faz transferência juntor-juntor e permite siga-me externo para as chamadas.

[Senha *] [Número do ramal]

[Senha *] [Número de acesso ao grupo]

[Senha *] [#87]

[Senha *] [Número da rota] [Número externo]

Desprogramar desvio se ocupado. Para desprogramar, pressione * + 44 + [senha * ] + * .

[Senha *]

Programar Desvio se não atende

Desvio se não atende. Programa a chamada para ser desviada se o ramal não atender após um determinado tempo.

Programar desvio se não atende. Para desviar para outro ramal interno, pressione * + 42 + [senha * ] + tempo para desviar (10 a 80 segundos) + número do ramal + * . Para desviar para um número externo, pressione * + 42 + [senha * ] + tempo para desviar (10 a 80 segundos) + número da rota (0 ou 81 a 88) + número externo + * . Para desviar para um grupo, pressione * + 42 + [senha * ] + tempo para desvio (10 a 80 segundos)+ Número de acesso ao grupo + * . Para desviar para um correio, pressione * + 42 + [senha * ] + tempo para desviar (15 segundos) + #87 + 1 + * . Obs.: para o desvio de chamada pra número externo deve-se habilitar que o ramal faz transferência juntor juntor e permite siga-me externo para as chamadas.

[Senha *] [Tempo até desviar (10 a 80)] [Número do ramal]

[Senha *] [Tempo até desviar (10 a 80)] [Número de acesso ao grupo]

[Senha *] [Tempo até desviar (15)] [#87]

[Senha *] [Tempo até desviar (10 a 80)] [Número da rota] [Número externo]

Desprogramar desvio se não atende. Para desprogramar, pressione * + 42 + [senha * ] + * .

[Senha *]

Programar Desvio sempre no destino

Para programar desvio sempre a partir do ramal destino, digite:

[Número do ramal] [Senha]

Exemplo 1: um usuário deseja que as chamadas recebidas em seu ramal de número 2106 com senha 1616 sejam desviadas para o ramal da sala de reunião em que ele se encontra. No ramal da sala de reunião, digite:

Para desprogramar o desvio sempre no destino, deve ser utilizado o mesmo comando de desprogramação do desvio sempre, no próprio ramal que está programado o desvio:

[Senha *]

Exemplo 2: Com base no Exemplo 1, no ramal 2106, digite:

Programar Desvio recebida externa direta

Desvio de chamada externa direta. Um ramal pode definir se aceita ou não receber chamadas externas diretas. Se não desejar aceitá-las, pode programar um desvio para ramal ou grupo de ramais. É o que ocorre em ramais de usuários que exercem cargo de chefia e que dispõem de secretária. Caso uma chamada seja feita diretamente ao ramal Chefe, através do seu número DDR, a chamada será atendida pelo ramal Secretária.

Programar desvio de chamada externa direta. Para desviar a chamada a um ramal interno, pressione * + 53 + [senha * ] + número do ramal + * . Para desviar a chamada a um grupo, pressione * + 53 + [senha * ] + Número de acesso ao grupo + * .

[Senha *] [Número do ramal]

[Senha *] [Número de acesso ao grupo]

Desprogramar desvio de chamada externa direta. Para desprogramar o desvio, pressione * + 53 + [senha * ] + * .

[senha * ]

Desvios de chamadas do grupo

Esta facilidade permite que as chamadas recebidas pelo grupo sejam desviadas para serem atendidas por outro ramal, grupo ou para um número externo. Obs.: o ramal deve ter categoria para realizar a programação de desvios para grupos. Para desvios externos, é preciso um ramal responsável pelo pagamento da chamada. Os grupos Busca e Roteador não aceitam desvios.

Desviar a chamada sempre. Todas as chamadas dirigidas ao grupo são desviadas para o ramal, grupo ou número externo programado para recebê-las. Para desviar para um ramal interno, pressione * + 43 + [senha * ] + Gp + # + número do ramal + * . Para desviar para um número externo, pressione * + 43 + [senha * ] + Gp + # + número da rota (0 ou 81 a 88) + número externo + * . Para desviar para um grupo, pressione * + 43 + [senha * ] + Gp + # + Número de acesso ao grupo + * . Para desprogramar, pressione * + 43 + [senha * ] + Gp + # + * .

[Senha *] [Gp] [Número do ramal]

[Senha *] [Gp] [Número de acesso ao grupo]

[Senha *] [Gp] [Número da rota] [Número externo]

[Senha *] [Gp]

Desviar a chamada se o grupo estiver ocupado. A chamada é desviada somente quando o grupo estiver ocupado. Para desviar para um ramal interno, pressione * + 44 + [senha * ] + Gp + # + número do ramal + turno+ * . Para desviar para um número externo, pressione * + 44 + [senha * ] + Gp + # + número da rota (0 ou 81 a 88) + número externo +turno+ * . Para desviar para um grupo, pressione * + 44 + [senha * ] + Gp + # + Número de acesso ao grupo + turno + * . Para desprogramar, pressione * + 44 + [senha * ] + Gp + # + turno + * . Obs.: o grupo com fila somente será considerado ocupado quando estiver com a fila cheia.

[Senha *] [Gp] [Número do ramal] [Turno]

[Senha *] [Gp] [Número de acesso ao grupo] [Turno]

[Senha *] [Gp] [Número da rota] [Número externo] [Turno]

[Senha *] [Gp] [Turno]

Desviar a chamada caso não for atendida. A chamada é desviada se o grupo não atendê-la após um determinado tempo. Para desviar para um ramal interno, pressione * + 42 + [senha * ] + Tp + Gp + # + número do ramal + turno + * . Para desviar para um número externo, pressione * + 42 + [senha * ] + Tp + Gp + # + número da rota (0 ou 81 a 88) + número externo + turno + * . Para desviar para um grupo, pressione * + 42 + [senha * ] + Tp + Gp + # + Número de acesso ao grupo + turno + * . Para desprogramar, pressione * + 42 + [senha * ] + Tp + Gp + # + turno + * .

[Senha *] [Tp] [Gp] [Número do ramal] [Turno]

[Senha *] [Tp] [Gp] [Número de acesso ao grupo] [Turno]

[Senha *] [Tp] [Gp] [Número da rota] [Número externo] [Turno]

[Senha *] [Tp] [Gp] [Turno]

Ouvir as programações do ramal

Permite ao usuário ouvir as programações de um ramal. Uma mensagem informa se o ramal está programado com Cadeado, Não perturbe e Desvio sempre. Para ouvir as programações, pressione * + 86 + *.

Programar Pré-pago

Controller Professional 2.0/Controller Corporate Responsável por bilhetagem e tarifação das centrais. Programações Controller Professional 2.0 e Controller Corporate. » » Solicitar Saldo do Ramal: *99 51* – Aguarde informar o saldo. » » Solicitar Saldo Do Código de Conta: *99 52 + CódConta* - Aguarde informar o saldo. » » Solicitar Saldo Do Código Pré-Pago: *99 53 + CódPré* - Aguarde informar o saldo. Solicitar extrato por email: Este comando permite que seja encaminhado para o e-mail cadastrado no controller o extrado do seu ramal, do código de conta ou código pré-pago. » » Solicitar Extrato do Ramal: *99 54* - Após este comando será encaminhado para o e-mail cadastrado no controller um extrato da sua conta. » » Solicitar Extrato Do Código de Conta: *99 55 + CódConta* - Após este comando será encaminhado para o e-mail cadastrado no controller um extrato da sua conta. » » Solicitar Extrato Do Código Pré-Pago: *99 56 + CódPré* - Após este comando será encaminhado para o e-mail cadas- trado no controller um extrato da sua conta. Realizar crédito através de cartão de recarga: » » Realizar Crédito no Ramal: *99 61 + NumCartãoReg* - Aguarde Informação de novo Saldo » » Realizar Crédito no Código de Conta: *99 62 + CódConta +#+ NumCartãoReg* - Aguarde Informação de novo Saldo » » Realizar Crédito no Código Pré-Pago: *99 63 + CódPré +#+ NumCartãoReg* - Aguarde Informação de novo Saldo

Estas facilidades estão disponíveis somente no controller professional 2.0 e controller corporate.

[Aguarde informar o saldo]

[Número do código de conta] [Aguarde informar o saldo]

[Número do código pré-pago] [Aguarde informar o saldo]

[Aguarde informar o saldo]

[Número do código de conta] [Aguarde informar o saldo]

[Número do código pré-pago] [Aguarde informar o saldo]

[Número cartão registro] [Aguarde informar novo saldo]

[Número do código de conta] [Número do cartão registro] [Aguarde informar novo saldo]

[Número do código pré-pago] [Número do cartão registro] [Aguarde informar novo saldo]

Autenticação de usuário (Linha executiva)

Para juntor analógico (com pré-atendimento via DISA) Durante o pré-atendimento, o usuário deve discar o número do ramal que possui a função Linha Executiva habilitada. Caso seja a opção com senha, o usuário ouvirá 3 bipes e só então ele poderá fazer a autenticação através do comando # + 89 + senha. Em seguida, receberá o tom de discar interno, permitindo acesso às facilidades do ramal. Caso seja a opção sem senha, o usuário ouvirá o tom de discar interno, permitindo acesso às facilidades do ramal. Para juntor digital (com DDR ou com pré-atendimento via DISA) Quando a chamada for direcionada direto ao DDR e o atendedor deste possuir a função Linha Executiva habilitada, na opção com senha, a autenticação deve ser feita através do comando # + 89 + senha. Em seguida, receberá o tom de discar interno, permitindo acesso às facilidades do ramal. Na opção sem senha, o usuário ouvirá o tom de discar interno, permitindo acesso às facilidades do ramal. Caso tenha o pré-atendimento via DISA, o procedimento é o mesmo do juntor analógico. Exemplos: » Acesso externo através de códigos próprios: 0 para Rota automática, 81 para Rota 1, etc. » Monitoração de ambiente através de código próprio: # + 85 + ramal a ser monitorado. Obs.: neste caso, são necessárias as categorias específicas para as funções.

[Senha]

Programar Cadeado

Permite bloquear o ramal para não gerar chamadas externas. Este bloqueio poderá ser total ou de acordo com a categoria escolhida. Para bloquear algum tipo de chamada, pressione * + 51 + [senha * ] + 1 + tipo de chamada + * . Para liberar um tipo de chamada, pressione * + 51 + [senha * ] + 0 + tipo de chamada + * . Tipos de chamada: » » 1: Chamadas locais » » 2: DDD » » 3: DDI » » 4: Chamadas regionais » » 5: Chamadas para celular local » » 6: Chamadas para celular DDD » » 7: Chamadas para celular DDI » » 8: Chamadas para celular regional » » 9: Total Exemplo: Um ramal programado para requerer senha, sendo ela 5454, deseja bloquear chamadas para celulares, chamadas para DDD e DDI. Três programações devem ser realizadas: » » * + 51 + 5454 +* + 1 + 5 +*. » » * + 51 + 5454 + * + 1 + 2 +*. » » * + 51 + 5454 + * + 1 + 3 + *. Em seguida, para liberar o cadeado, pressione * + 51 + 5454 + * + 0 + 9 + * . Programação de fábrica: cadeado não programado e todas as chamadas liberadas.

[Senha *] [Tipo de chamada]

[Senha *] [Tipo de chamada]

Cadeado programado pelo ramal principal (programador). Permite habilitar o cadeado para ramais via ramal programador. » » Programando o cadeado através do ramal principal: No ramal principal, retire o telefone do gancho, tecle: *51 +[ Senha + * ] + 1 + Tipo de chamada + Ramal + *. » » Desabilitando o cadeado através do ramal principal: No ramal principal, retire o telefone do gancho, tecle: *51 +[ Senha + * ] + 0 + Tipo de chamada + Ramal + *. Tipo de Chamada: » » 1: Chamadas locais » » 2: DDD » » 3: DDI » » 4: Chamadas regionais » » 5: Chamadas para celular local » » 6: Chamadas para celular DDD » » 7: Chamadas para celular DDI » » 8: Chamadas para celular regional » » 9: Total

[Senha *] [Tipo de chamada] [Número do ramal]

Cadeado temporizado. Permite programar um tempo para que o cadeado fique desabilitado, este tempo pode ser programado de 2 a 9 minutos. Após o tempo programado o cadeado será habilitado novamente no ramal. Para que seja possível programar a função de cadeado temporizado o ramal deve OBRIGATORIAMENTE ter uma senha configurada. Consulte os itens 5.1 Requer senha e 5.2 Senhas do Ramal e verifique como configurar a senha do ramal. Após habilitar o cadeado, faça a programação conforme indicações a seguir: » » Se ramal requer senha em todas as programações: *51 +[Senha Ramal + *]+ Tempo + 9 * » » Se não requer senha em todas as programações: *51 + Tempo + Senha do ramal + * Exemplo 1 : » » Após programar um ramal com cadeado total e para requerer senha, sendo ela “20”. O usuário deseja liberar o ramal por 5 minutos para efetuar ligações. A programação a seguir deve ser realizada: * 51 + 20 * 5 + 9 * Exemplo 2 : » » Após programar um ramal com cadeado para celular e configurar também a senha do ramal como “123”. O usuário deseja liberar o ramal por 2 minutos para efetuar ligação para celular. A programação a seguir deve ser realizada: * 51 + 2 + 123 *

[Senha do ramal *] [Tempo]

[Tempo] [Senha do ramal]

Termo de garantia

Para a sua comodidade, preencha os dados abaixo, pois, somente com a apresentação deste em conjunto com a nota fiscal de compra do produto, você poderá utilizar os benefícios que lhe são assegurados.

Nome do cliente:

Assinatura do cliente:

Nº da nota fiscal:

Data da compra:

Modelo:

Nº de série:

Revendedor:

Fica expresso que esta garantia contratual é conferida mediante as seguintes condições:

1. Todas as partes, peças e componentes do produto são garantidos contra eventuais defeitos de fabricação, que porventura venham a apresentar, pelo prazo de 1 (um) ano – sendo 3 (três) meses de garantia legal e 9 (nove) meses de garantia contratual –, contado a partir da data de entrega do produto ao Senhor Consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra do produto, que é parte integrante deste Termo em todo o território nacional. Esta garantia contratual compreende a troca gratuita de partes, peças e componentes que apresentarem defeito de fabricação, incluindo a mão de obra utilizada nesse reparo. Caso não seja constatado defeito de fabricação, e sim defeito(s) proveniente(s) de uso inadequado, o Senhor Consumidor arcará com essas despesas.

2. Constatado o defeito, o Consumidor deverá imediatamente comunicar-se com o Serviço Autorizado mais próximo que conste na relação oferecida pelo fabricante – somente estes estão autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia. Se isso não for respeitado, esta garantia perderá sua validade, pois estará caracterizada a violação do produto.

3. Na eventualidade de o Senhor Consumidor solicitar atendimento domiciliar, deverá encaminhar-se ao Serviço Autorizado mais próximo para consulta da taxa de visita técnica. Caso seja constatada a necessidade da retirada do produto, as despesas decorrentes de transporte e segurança de ida e volta do produto ficam sob a responsabilidade do Senhor Consumidor.

4. A garantia perderá totalmente sua validade na ocorrência de quaisquer das hipóteses a seguir: a) se o defeito não for de fabricação, mas sim, ter sido causado pelo Senhor Consumidor ou terceiros estranhos ao fabricante; b) se os danos ao produto forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundações, desabamentos, etc.), umidade, tensão na rede elétrica (sobretensão provocada por acidentes ou flutuações excessivas na rede), instalação/uso em desacordo com o Manual do Usuário ou decorrentes do desgaste natural das partes, peças e componentes; c) se o produto tiver sofrido influência de natureza química, eletromagnética, elétrica ou animal (insetos, etc.); d) se o número de série do produto tiver sido adulterado ou rasurado; e) se o aparelho tiver sido violado.

A garantia contratual deste termo é complementar à legal, portanto, a Intelbras S/A reserva-se o direito de alterar as características gerais, técnicas e estéticas de seus produtos sem aviso prévio.

Todas as imagens deste manual são ilustrativas.

Produto beneficiado pela Legislação de Informática.


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